projecto moradia talatona
Esta moradia em Talatona, em Luanda, foi um Projecto de Chave-na-mão, em que fizemos toda a casa de forma a estar pronta para a entrada imediata do cliente. Toda a casa gira em volta dos tons neutros claros, com apontamentos em prata.
Na sala de estar, destaca-se o grande sofá de canto, que de certa forma molda o espaço, ficando a ser ali o ponto de encontro dos moradores da casa, pois promove uma continuidade da circulação de quem vem da zona da entrada da casa. Ao centro foi colocada uma mesa de vidro espelhada, que juntamente com mais 2 robustos cadeirões na parede, e o móvel tv bege lacado a alto brilho, que contém um painel onde vai ser colocada a televisão, centrada com a sala. Na parede da televisão, foi colocado papel de parede texturado juntamente com 2 apliques de parede iguais ao candeeiro plafon escolhido para o tecto da sala.
Para que sala não ficasse sem “vida”, propusemos colocar na parede da televisão, duas floreiras, uma de cada lado. Conjugam bem com a sala devido ao seu design simples e minimalista, pois foram feitas com uma base metálica prateada alta, e com vaso de vidro.
Na sala de jantar foi colocado o mesmo papel de parede e também dois apliques de parede iguais aos da sala anterior. Foi colocado também o aparador, e por cima centrado na parede um conjunto de quatro espelhos, com moldura prateada. Destaco o aparador por este ter um pequeno detalhe particular, pois num dos módulos da extremidade, em vez de ser em revestimento lacado alto brilho, foi revestido todo em espelho. O conjunto da mesa de jantar e as cadeiras estão devidamente centradas no espaço, de forma a permitir uma circulação mais fluida à sua volta.
Todo o piso de rés-do-chão possui cortinas de onda todas com o mesmo tecido, de forma a aparecer tudo uma continuidade da divisão anterior, e também criando uma uniformidade entre as divisões no piso.
Ao passar a sala de jantar, deparamo-nos com a cozinha da casa, toda ela bastante espaçosa para uma melhor movimentação no espaço. Constituída por duas bancadas laterais e uma ilha retangular ao centro, a cozinha está totalmente equipada, de modo satisfazer as necessidades do cliente, sendo de destacar a cave de vinhos e a charuteira.
Para contrastar com as paredes brancas da cozinha, os móveis foram escolhidos num tom taupe, não muito escuro. A ilha, ao centro da cozinha, foi instalada como complemento para mais arrumação, e após colocarmos os bancos altos brancos, também ficou para servir como uma pequena zona para refeições mais informais.
No vão das escadas, como iria ficar uma zona nula sem utilidade, resolvemos tornar o espaço num pequeno osasis tropical, com palmeiras de vários tamanhos e o chão coberto por seixos de rio, juntamente com uma iluminação LED suave.
No vão das escadas foi colocado um candeeiro de lustre, com 12 lâmpadas, todo coberto com fios metalizados prateados. Seguindo a linha dos modelos de candeeiros do piso térreo.
No hall de entrada do 1ºpiso, foi colocado papel de parede texturado, juntamente com uma consola em vidro, e uma planta artificial da Ave do Paraíso.
Para estes quartos concentramo-nos numa combinação de tons cinza, apesar de o branco ser muitas vezes o tom que mais se adequa aos ambientes interiores, apostamos no cinza pois é sempre uma excelente cor para os quartos, uma vez que o cinza traz profundidade e sobriedade ao espaço.
Para mais arrumação, colocamos aos pés da cama uma banqueta com arrumação no interior, que vai ao encontro do tom do tecido do estofo da cabeceira de cama.
Como o quarto era para um jovem adulto, pensamos e colocamos uma pequena zona de trabalho/estudo com secretária, prateleiras e uma cadeira com rodas. Junto à porta de entrada foi colocado também um grande espelho de parede ao alto.
A decoração do quarto seguinte, veio no seguimento do quarto anterior, pois seguia a mesma linha e tons cinza, apenas optamos por inserir duas camas de solteiro, em vez de uma de casal, mas mantendo uma cabeceira única de ponta a ponta da parede Num dos cantos do quarto foi colocado um espelho de parede ao alto, e também uma zona de trabalho/estudo feita de modo a que os dois jovens pudessem compartilhar o espaço.
A suite principal já foi toda feita em tons bege, para se diferenciar dos outros quartos. Demos destaque à parede da cabeceira da cama pois foi toda forrada de alto a baixo, em gomos quadrados de tecido bege. A cama de casal era composta por uma base sommier forrada com o tecido da cabeceira, e o mesmo tecido também serve para forrar a moldura do espelho da zona da entrada do quarto. Uma peça de destaque no quarto foi o móvel toucador, que tanto serve para se ver ao espelho, como também serve como mesa de apoio e/ou de secretária.